Páginas

19 de agosto,dia mundial da fotografia .


Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado.

Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.
Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1826. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura”, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.
Dia Mundial da Fotografia
Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.

Dia Mundial da Fotografia
De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por “apresentar o mundo” à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos "fotografar é captar o momento decisivo".

Dia Mundial da Fotografia será celebrado por fotógrafos joinvilenses neste domingo


Grupo Photo Santa Catarina troca informações no Facebook e se reúne para saídas fotográficas - Diorgenes Pandini / Agência RBSEla foi criada para marcar o centenário da invenção do processo que possibilitou a eles que se encontrassem e vivenciassem, juntos, os momentos de registrar o mundo. No Dia Internacional da Fotografia, em 19 de agosto, eles comemoram do jeito que sabem fazer melhor: sairão em grupo para fotografar Campo Alegre.O grupo é formado por profissionais e amadores que construíram laços de amizade nesse período, entre reuniões para viajar e compartilhamento de imagens na rede social. Os lugares catarinenses são escolhidos em votações no site e já levaram os apaixonados pela imagem para Camboriú, São Francisco e Pomerode. Todos os encontros são abertos para a comunidade mas, para entrar no grupo no Facebook, o membro precisa ser convidado - e pode viver em qualquer lugar do mundo, não só em Santa Catarina. Os fãs da fotografia também podem conferir os registros do fotógrafo Fábio Schramm, que expõe suas fotos até 22 de agosto, na Megastore da Livrarias Curitiba no Shopping Mueller.Após a palestra serão sorteados uma bolsa de estudos para o primeiro módulo do curso de Fotografia Digital Básica do Conservatório Belas Artes, um violão e descontos na mensalidade dos cursos de música, teatro e artes. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidos diretamente no conservatório pelo telefone (47) 3026-1816.

Agende-se :

O QUÊ: Exposição "Dia Mundial da Fotografia"
ONDE: Megastore da Livrarias Curitiba em Joinville (Rua Visconde de Taunay, 235, terceiro piso, Centro).
QUANDO: até 22 de agosto, das 10 às 22 horas. 
QUANTO: gratuito.
INFORMAÇÕES: (47) 3145-2600
O QUÊ: Palestra sobre fotografia (história e técnicas) com Fábio Schramm
QUANDO: 20/08, às 19h30
ONDE: Megastore da Livrarias Curitiba em Joinville (Rua Visconde de Taunay, 235, terceiro piso, Centro).
QUANTO: gratuito.
INFORMAÇÕES: (47) 3145-2600

          @_dropwin 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sejam bem vindos :) O seu comentário é muito importante, não deixem de opinar, deixar criticas, sugestões e etc. Deixe o link do seu blog que retribuirei a visita
@angelicapmota

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger